terça-feira, 3 de maio de 2011

Novo método revolucionário

A cada semana vemos surgir nas igrejas um novo método de evangelismo, pregação, algo maior e melhor, testado e comprovado para ajuntar gente nas igrejas. Modelos de marketing colocando o evangelho a preço de banana.

Pois é, vim apresentar a nova sensação do momento. Um guia completo de "encha sua igreja em 5 semanas". E pior, foi em um livro em antigo que descobri, um livro chamado Bíblia.
O método consiste em:

Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo. Mateus 4.23

Sendo bem sincero. Jesus nunca utilizou de métodos revolucionários, marketing, teatrinho, louvorzão para 100 mil pessoas... O que Ele fez e devemos imitar é simples e prático, pregar o evangelho do reino. Esse versículos é cheio de lições preciosas e inspiradoras:

1. Jesus ensinava nas sinagogas:
Chegamos numa situação tão decadente que até dizer que alguma igreja tem um bom ensino teológico virou politicamente errado. Algo muito claro é que a igreja evangélica do Brasil está decadente porque o ensino teológico em nossas igrejas tem sido relegado a terceiro ou quarto plano. A verdade saiu da escritura e foi para o "Deus falou comigo numa visão".
Jesus ensina o evangelho puro e simples. Quem não imita Cristo nesse ponto, já resvalou o pé o caminho estreito. Caro leitor, dedique-se, a partir de hoje, a estudar profundamente a Escritura e a ensiná-la a seus amigos, a sua igreja e a quem aparecer na sua frente.

2. Jesus pregava o evangelho do reino:
O evangelho do reino não é uma mensagenzinha de paz e amor para massagear o ego dos ouvintes. Alguns versículos antes vemos que "passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino do céus" (v. 17) A pregação em nosso país está diluída, inofensiva e cheia de promessas vãs. Tudo para não espantar o cliente e atrair outros.
O Evangelho do Reino é forte, ativo, confrontador, perigoso, desafiador. Foi esse evangelho que Jesus pregou. Recomendo pelo bem da sua alma, passe hoje mesmo a escutar mais pregações sobre pecado, inferno, graça irresistível, santidade, sobre a cruz. Coloque esses temas nas suas pregações e alimente as ovelhas de verdade.

3. Jesus curava:
A igreja não tem sido mais um local de cura. Dizer isso parece até brincadeira diante de tantas campanhas bizarras prometendo cura em cada esquina. Mas não quero tomar discussão sobre milagres, quero tomar apenas o exemplo para falar sobre a cura espiritual.
Não vemos em nossas igrejas as pessoas sendo curadas do pecado, tendo relações reatadas, perdão sendo concedido e afrontas sendo esquecidas. Também existem bem poucos cristãos compadecendo-se dos outros, ajudando financeiramente, sendo "braço forte e mão amiga" como já diz o lema do Exército Brasileiro.
Jesus fundou sua igreja para que fosse um lugar de unidade. Ele orou para que todos fossem um. Se você quer viver um evangelho individualizado e mesquinho, sinto muito, mas você está caminhando a passos largos para a danação eterna.
Ligue agora mesmo para alguém, aproxime suas relações, se arrisque mais. Seja uma ferramenta de cura para a vida de alguém. Confronte o pecado de seus amigos sem temer, mas com amor. Ofereça perdão mesmo para aquela pessoa que você acha que não consegue e está pensando nela agora mesmo.

Só existe um método para a verdadeira igreja: A imitação de Cristo

* imagem 1 retirada de: concurseirabr.wordpress.com/2010/09/15/metodo-fmb-um-metodo-revolucionario/
* imgaem 2 retirada de: livesincristministries.blogspot.com/2010/12/frases-sobre-pregacao-e-pregadores-116.html

Um comentário:

  1. Esta postura tem sido tão negligenciada pela Igreja que deve qualificada de "nova" mesmo. Vamos colocar isso em prática nas nossas vidas.

    ResponderExcluir