sábado, 9 de abril de 2011

Razões para você jovem se preocupar

Existem alguns motivos para que você realmente passe a se preocupar com o modo como leva sua vida.

1) Existe o triste fato de serem poucos os jovens, em qualquer lugar, que demonstram espiritualidade genuína.

Falo isso sem acepçao de pessoas e digo-o a respeito de todos. Tremo ao observar quão poucos jovens são guiados pelo Espírito, quão poucos estão no caminho estreito que conduz à vida, quão poucos estão colocando seus corações nas coisas que são do alto, que estão tomando a cruz e seguindo a Cristo.
Jovem, você faz parte de um dos maiores e mais importantes grupos na população de seu país. Porém, como e em que situação se encontra a sua alma eterna?

2) A morte e o julgamento estão diante do jovens, assim como dos outros; mas quase todos eles parecem esquercer-se disso.

Jovem, está lhe ordenado morrer umas só vez (Hb 9.27). Não importa o quanto você esteja saudável e forte agora, o dia de sua morte talvez esteja muito próximo. Tenho visto enfermidades, funerais e placas nos semitérios tanto de velhos como de jovens. Mesmo assim, você vive como se estivesse certo, de que jamais morrerá. Você ainda quer deixar para amanhã?

3) O que os jovens virão as ser depende, muito provavelmente, daquilo que são agora.

A juventude é o estágio embrionário da maturidade; o período de formação, no curto espaço da vida humana; a época decisiva, na existência de um homem. Não pense que pode deliberadamente servir a si mesmo e a seus prazeres, no início da vida, e depois servir a Deus tranquilamente, no final de sua existência. Isso é uma terrível tolice, e pode ser que você descubra, para o seu desespero, que tal coisa de fato não pode ser feita.

4) O diabo faz um esforço especial para destruir as almas dos jovens.

Satanás sabe muito bem que você constituirá a próxima geração; então, sem perda de tempo, logo emprega todo artifício para tomar posse de sua vida. Você faz parte do grupo para o qual ele exibe todas as suas tentações favoritas. E você ainda insiste em arriscar-se nos limítes, querendo saber até onde pode ir, sem querer estar o mais distante das tentações?

5) Se começar a servir a Deus agora, serão poupados de tristezas.

O pecado é a causa de toda a tristeza, e nehum outro tipo de pecado parece trazer ao homem tanta miséria e dor quanto os pecados de sua juventude. As tolices que cometeu, o tempo que desperdiçou, os erros praticados, as más companhias mantidas por ele, os males causados a si próprio, tanto no corpo como no espírito, as chances de felicidade jogadas fora, as oportunidades de ser útil que foram desprezadas; todas essas são coisas que frequentemente amarguram a consciência do ancião. Além de preencher as últimas horas de sua vida com auto-reprovação e vergonha.

"A experiência é uma escola muito cara, mas os tolos não aprendem em nenhuma outra".

Esse é o último motivo pelo qual eu o exorto.


Adaptado de J. C. Ryle - Uma palavra aos moços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário